Hilma Sassa inaugura exposição individual na Casa Rede

Hilma Sassa inaugura exposição individual na Casa Rede

8 de novembro de 2019

Decorreu na noite de ontem, na Casa Rede, a inauguração da exposição individual da artista visual Hilma Sassa. Intitulada ‘Padrões de uma identidade’, a amostra reflecte sobre os elementos que criam ou fazem a identidade de uma pessoa.

Numa perspectiva muito pessoal, Hilma Sassa conta a história do desenvolvimento da sua identidade, demonstrando a complexidade de uma identidade que ainda esta a se desenvolver.

“A exposição surge de uma questão interna. Ao crescer cheguei a uma certa idade que comecei a questionar a minha identidade, porque vivi e fiquei mais tempo fora, e quando vinha para Angola o que me era dito ou perguntado fazia-me sentir como se não fosse angolana”, partilhou.

Através de 9 obras, a designer gráfica procura reflectir sobre os elementos que compõe uma identidade e o processo de desenvolvimento da mesma. Porém, sublinha que a amostra não trata apenas sobre questões ligadas à sua identidade.

“A exposição não responde todas as perguntas sobre a minha identidade, mas pude chegar a conclusão que o facto de não crescer aqui não quer dizer que sou menos angolana. Somos todos diferentes, e não faz mal ser diferente e ter uma identidade mais complexa”, garantiu.

Hilma Sassa revelou que a vivência por alguns países da Europa permitiu-lhe conhecer de perto e viajar por diferentes culturas, o que moldou a sua personalidade e identidade.

“Cada experiência, cada cultura abriu-me para outras culturas. A pessoa absorve aquelas culturas e se torna num ser mais complexo e ao mesmo tempo mais compreensivo”, partilhou.

Por último, a artista disse que com a exposição pretende dar-se a entender e ao mesmo tempo compreender mais as pessoas.

“Essa exposição não é só sobre mim, mas sobre vocês e o mundo a sua volta. Quero criar empatia entre nós. Cada um tem uma experiência diferente, pensamentos diferentes, podemos aceitar o outro como é sem entrar em conflito”, aconselhou.

Hilma Sassa é designer gráfica e angolana sediada em Luanda, mas passou a maior parte da sua vida mudando de um país para o outro, o que lhe permitiu experimentar uma diversidade de culturas e ambientes. Sua paixão pelo designer começou quando criança, pois era atraída para atividades mais criativas.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #ExposiçãoIndividual , #PadrõesDeUmaIdentidade , #HilmaSassa , #DesignerGráfica , #CasaRede