Escritora Fátima Fernandes encoraja jovens a inspirarem-se em Jorge Luís Borges

Escritora Fátima Fernandes encoraja jovens a inspirarem-se em Jorge Luís Borges

7 de novembro de 2019

Os poemas de Jorge Luís Borges foram analisados ontem no evento ‘Poesia à Quarta-feira’, promovido pela Academia BAI, em Luanda. Fátima Fernandes moderou o encontro e motivou os participantes a desenvolverem senso crítico sobre as coisas.

As temáticas filosóficas, metafísicas, mitológicas e teológicas levantadas pelo poeta, escritor, ensaísta e critico literário argentino devem incitar os homens a olhar para as coisas para além das suas dimensões físicas, considera Fátima Fernandes. 

“A dimensão filosófica e metafísica dos poemas borgeanos, fazem-nos perceber que as coisas são mais do que aquilo que aparentam ser”, argumentou.

Desafiados a recitar e interpretar, à sua maneira, os poemas e trinta sentenças de Jorge Luís Borges seleccionadas para o encontro, os participantes manifestaram as visões que têm sobre o dualismo do universo.

Entre trocas de saber com os participantes, a moderadora motivou os jovens presentes a cultivarem o gosto pelo livro, pois, entende a escritora, mais do que escrever, melhor é ler. “Borges foi um ávido e grande leitor do século 21, era um enciclopedista”, encorajou.

Da lista de poemas recitados e analisados, o destacaram-se ‘O Pôr-do-sol’ e ‘Felicidade’. O conhecimento que o poeta e escritor argentino detém sobre História, Geografia e Filosofia são neles apresentados.

De acordo com a programação cultural da Academia BAI, ‘Poesia à Quarta-feira’ regressa no próximo mês. Neste momento terminam os acertos sobre o próximo poeta a ser homenageado.

Jorge Francisco Isidoro Luís Borges Acevedo foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino. Nasceu a 24 de Agosto de 1899, Buenos Aires, Argentina. E morreu a 14 de Junho de 1986, Genebra, Suíça.


Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: Santo César

Fonte: Neovibe

Tags: #PoesiaÀQuartaFeira , #EventoCultural , #AcademiaBAI , #FátimaFernandes