Borges Macula

Teatro

Biografia

O actor Borges Makende Biqui Macula (Borges Macula) nasceu no Uíge, província de Uíge, a 9 de Novembro de 1985. Formado em Química na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, Macula participou e protagonizou diversos trabalhos na televisão, no cinema e na publicidade, tanto em Angola como no Brasil.

A grande virada em sua carreira se deu em 2008, quando interpretou o personagem Alexandre Salgado, protagonista da novela Minha Terra, Minha Mãe, uma co-produção Angola/Brasil.

Antes disso, tinha interpretado “Ancósfora”, em 2004, na novela Sede de Viver, produzida pela TPA. Em 2007 foi o criado João na série Entre o Crime e a Paixão, uma realização TPA. Em 2012, Borges Macula foi o Ismael, da novela Windek, da Semba Comunicação.

Outro grande sucesso na televisão foi o personagem Joel Kapala, em Jikulumessu, de 2014, também produzida pela Semba. A novela obteve altos índices de audiência em Angola e Borges Macula considera esse trabalho como mais um marco de sua carreira de actor.

No cinema, actuou nos filmes A Encurralada (2007) do diretor angolano Alberto Botelho e Ilumba de Angola (2010) de Dorivaldo Fernandes.

Também foi apresentador. Na TPA apresentou os programas TV Sete Dias, A Vida o Planeta e Sábado Especial.

Borges Macula também emprestou seu talento à publicidade. Estrelou as campanhas de apoio à Selecção Nacional durante o Campeonato Africano das Nações (CAN) em 2010, do Bilhete de Identidade e da Shop TV, da TPA.

 

Comentários

25/06/2018 23:13:24
Catio Braz Issenguele

Gosto bastante do seu trabalho, continue neste caminho, que a vitória e certa.

Artista do mesmo gênero