Cabo Verde torna-se o primeiro país africano a abrir centro cultural na Europa

Cabo Verde torna-se o primeiro país africano a abrir centro cultural na Europa

9 de julho de 2019

O Centro Cultural de Cabo Verde vai promover, divulgar, salvaguardar e dinamizar a cultura daquele país, para além de incentivar a criatividade artística. O lançamento simbólico aconteceu em Portugal e estender-se-á para França, Holanda, Luxemburgo e EUA.

Inaugurado este sábado pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, o centro está localizado em São Bento (Lisboa), local com forte presença da comunidade cabo-verdiana.

O acto simbólico, inseriu-se na cerimónia das comemorações do 44.º aniversário de independência do arquipélago e contou com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, da Ministra da Cultura de Portugal, do Embaixador de Cabo Verde em Portugal e da comunidade cabo-verdiana. 

Depois da abertura da estrutura em Lisboa, inverte-se a lógica de centros culturais de países estrangeiros em África, levando a antiga colónia portuguesa a tornar-se no primeiro país africano a criar um centro cultural na Europa. 

A infraestrutura está dotada de sala de exposições e espaço multiuso, para a apresentação de livros, discos, concertos, etc..

De acordo com os planos do Ministério da Cultura de Cabo Verde, outros centros culturais serão abertos nos países onde há uma forte presença da comunidade cabo-verdiana, entre os quais os Estados Unidos da América, França, Holanda e Luxemburgo. 

A iniciativa deu-se em Portugal, justificou o primeiro-ministro do arquipélago, por motivos históricos e culturais. Tanto a nível da música como nas artes, escultura, pintura, dança e teatro.

“Não podíamos ter o Centro Cultural de Cabo Verde na Europa a começar noutro sítio, por motivos históricos, culturais, na música, nas artes, na escultura, na pintura, etc.”, justificou José Ulisses Correia e Silva, enquanto presidia a cerimónia de inauguração.



Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: D.R

 

Fonte: Neovibe

Tags: #CentroCulturalDeCaboVerde , #SãoBento , #Lisboa