Ministro da Cultura sul-africano visita Menongue

Ministro da Cultura sul-africano visita Menongue

11 de abril de 2018

Ministro da Cultura

Por: Redacção


O ministro das Artes e Cultura da África do Sul, Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, acompanhado da secretária de Estado da Cultura, Maria de Jesus da Piedade, deslocou-se na manhã desta quarta-feira (11) para a província do Cuando Cubango, no âmbito do reforço da cooperação bilateral e no domínio do património histórico da SADC.

Durante a visita de algumas horas à cidade de Menongue, os dois governos vão reunir-se com o governador Pedro Mutindi, bem como visitar o Memorial do Cuito Cuanavale.

Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, que chegou a Luanda na noite terça-feira (10) para uma visita de trabalho de quatro dias, pretende reforçar a cooperação bilateral no domínio do património histórico, em particular em áreas ligadas à luta de libertação dos povos da África Austral, intercâmbio no sector das bibliotecas, arquivos e formação artística.

Dados da Angop citam que na agenda de actividades está reservada também a discussão do Programa Executivo de Cooperação Conjunta 2018 -2019, deslocações ao Complexo das Escolas de Artes - CEARTE, ao Monumento do Soldado Desconhecido e aos museus de História Militar, da Antropologia, da Moeda e da Escravatura.

As repúblicas de Angola e da África do Sul mantêm relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico, comercial, da defesa e segurança desde 1994, depois da queda do regime do Apartheid, que culminou com a eleição de Nelson Mandela a presidente, nas primeiras eleições democráticas multirraciais.

 

Fonte: Angop