Concerto dos Kiezos marcado pelo brilhantismo de Tony do Fumo Júnior

Concerto dos Kiezos marcado pelo brilhantismo de Tony do Fumo Júnior

12 de agosto de 2019

Com mais de cinquenta anos de existência, os Kiezos continuam a mostrar o seu comprometimento com o Semba ao darem voz à nova geração. Este sábado, o conjunto apresentou-se no Palácio de Ferro, em Luanda, com Tony do Fumo Júnior no seu melhor.

O concerto reuniu jovens e adultos provenientes maioritariamente de Sambizanga e Rangel e marcou a agenda cultural deste final de semana. Em cerca de duas horas, passos, gritos e lembranças coloriram a Trienal de Luanda.

Tal como nos demais concertos, coube ao descendente de Tony do Fumo, ex-integrante da banda e já falecido, a interpretação dos sucessos do conjunto. Com temas em Kimbundu e Português, Tony do Fumo Júnior viveu o seu melhor momento.

Formado no princípio da década de 60 por Mário Arcanjo “Marito” e Mestre Kituxi, a banda, de acordo com o jovem vocalista, tem servido de vanguarda do Semba. Tony do Fumo Júnior diz ter consciência da responsabilidade que pesa sobre si e promete conquistar mais fãs.

“É uma grande responsabilidade. A minha intenção já não é só manter a imagem dos Kiezos ou do meu pai, mas incentivar outros jovens a fazerem o Semba”, disse.

Com um desempenho típico do conjunto, o vocalista assumiu também o papel de principal dançarino e garantiu, na ocasião, trazer outras novidades. “Pretendo apresentar-me de forma diferente em cada espectáculo”, informou.

Constituído actualmente por Gegé Faria (solo), Zeca Tirilene, (ritmo), Horácio, (acordeão) Décimos (baixo), Neto (teclado), Abana Maior (tumbas), João (bateria), o conjunto está a preparar vários outros espectáculos este ano.


Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #OsKiezos , #Concerto , #TrienalDeLuanda , #PalácioDeFerro