Verkron aparece pela primeira vez numa galeria e lança mural histórico

Verkron aparece pela primeira vez numa galeria e lança mural histórico

9 de setembro de 2019

Depois de nove anos a trabalhar nas ruas, a Verkron aparece pela primeira vez numa galeria. Denominada Kalunga System, a exposição representa uma revolução do padrão social. O colectivo de artistas vai pintar, esta semana, um mural histórico.

Aberta esta sexta-feira, na Jahmek Contemporary Art, adjacente aos Coqueiros, em Luanda, a exposição Kalunga System estará patente até ao dia 6 do próximo mês.

As dezassete obras resultam de doze meses de pesquisa e investigação e simbolizam a morte dos velhos hábitos e o surgimento de novas ideias, para além de incentivar as pessoas a buscarem a espiritualidade.

“Queremos que as pessoas olhem para si como uma entidade de espírito e não somente como entidades sociais”, explicou Mac 33, um dos artistas da Verkron.

Ao trazerem grafites como a Bandeira Nacional e o Banco Nacional de Angola, todos desconstruídos, os artistas pretendem elucidar os angolanos.

“É uma etapa em que Angola passava por uma rebelião e, com o passar do tempo, essa rebelião tornou-se poder”, continuo o jovem.

Em colaboração com um artista espanhol, a Verkron vai pintar, esta semana, junto ao Ministério das Relações Exteriores, a figura do kaluanda, adiantou à Neovibe Mac 33.

“Quero adiantar também que vamos pintar, ao lado do Ministério das Relações Exteriores, um dos maiores murais da nossa história a representar a figura do kaluanda", adiantou. 

Como a exposição em galeria, o Kalunga System representa para o conjunto adopção de novos métodos de trabalhos e o nascimento de novo vínculo de relacionamento com o público.

“É a nossa primeira exposição em galeria. Esta é uma nova forma de nos relacionarmos com o público, mas não vamos ficar por aqui”, garantiu Mac 33.

O nome Kalunga System resulta da combinação do termo kalunga, morte em Kimbundu e System, sistema em Inglês, significando morte de todo um sistema.


Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #KalungaSystem , #Exposição , #BelasArtes , #ColetivoVerkron