Kisolokele Mendes encerrada exposição individual na Galeria Tamar Golan

Kisolokele Mendes encerrada exposição individual na Galeria Tamar Golan

13 de abril de 2018

Kisolokele Mendes

Por: Neliengue Sancho

Fotografia: Santo César 


Encerrou ontem, na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, em Luanda, a primeira exposição individual de artes plásticas do artista Kisolokele Mendes, inaugurada a 16 de Março último.

A exposição ‘Cores do Impressionismo’ contou com 17 quadros desenhados e pintados em diversas cores e temáticas, inspirados no ‘Impressionismo – um movimento que surgiu na pintura francesa do século XX.

“O nome do movimento é derivado da obra ‘Impressão: nascer do sol’, de Claude Monet”, fez saber Kisolokele.

‘O tempo’ um dos quadros que desta primeira exposição narra, segundo o autor, a grande capacidade de Deus em fazer com que cada coisa aconteça num intervalo de tempo. “O tempo desde o antigo Egipto até aos nossos dias. O tempo que levamos desde o nascimento até a morte”, acrescentou dizendo.

‘Menina arrependida’, ‘A grande biblioteca’, ‘Êxodo’, ‘Madiba’, ‘Beleza de Angola’, ‘Luta pela sobrevivência’, ‘Estudante’, ‘Imaginação’, ‘Os Primeiros Toki’, ‘A lembrança 2016’, ‘Mercado’, ‘União’ e ‘Expressão do mestre”, são alguns temas pincelados em acrílico e óleo sobre tela, apresentam características semelhantes do movimento que rompeu as regras e os paradigmas da pintura até então vigentes.

Kisolokele Mendes fez um balanço positivo da exposição, afirmando que houve a participação de muitas pessoas amantes da arte que visitaram e apreciaram seu trabalho durante o tempo que decorreu a actividade. 

Nascido em Cabinda, o pintor fez os seus estudos em Kinshasa, na RDC, na Academia de Belas Artes. Frequenta, desde 2011, o Atelier Mawete, do qual é membro. Participou no Fenacult 2014 e marcou presença em algumas exposições colectivas (Filda 2013 e Expo Dia da Cultura 2017). Tem obras em colecções particulares em Angola e no estrangeiro (Cabo Verde e Estados Unidos da América). Para além das artes plásticas, trabalha em publicidade e artes gráficas, como instrutor.