Associação dos Ex-estudantes Angolanos nos EUA preocupada com o futuro do jovem africano

Associação dos Ex-estudantes Angolanos nos EUA preocupada com o futuro do jovem africano

5 de julho de 2019

A Associação dos Ex-estudantes Angolanos nos EUA realizou, ontem à noite, em Luanda, uma actividade multi-cultural, que serviu para discutir sobre as soluções do futuro do jovem africano. Individualidades presentes no acto deixaram recomendações.

A actividade aconteceu no Jango Veleiro, Ilha de Luanda, e reuniu cidadãos de diferentes faixas etárias preocupados em encontrar soluções para o futuro da juventude africana.

Denominado English Lounge, o encontro foi promovido pelo AANGEU, Associação dos Ex-estudantes Angolanos nos Estados Unidos da América.

Durante a tertúlia, os participantes foram unânimes em afirmar que a resolução dos problemas que comprometem o futuro dos jovens em África passa por uma formação menos ocidentalizada e pela busca da afro-descendência.

“Todos devíamos ir à busca da nossa identidade e isso devia ser fomentado a partir dos planos curriculares. Devíamos venerar os nossos heróis e exaltar o Ubuntu”, defendeu Arcanjo Wacunzo, o palestrante da noite.

Para além da mesa redonda, apresentou-se também uma peça teatral que espelha o conflito geracional no continente. Encenada pelo Grupo Teatral Jovens da Mulemba, a drama traz uma reflexão sobre o discurso e o cepticismo dos actores mediáticos sobre a capacidade dos jovens.

Professores universitários presentes no certame aconselharam os líderes políticos africanos a incentivar os técnicos formados no estrangeiro a passarem suas experiências aos demais.

A agremiação, de acordo com o seu presidente, Cláudio Camenha, nasceu para congregar todos os ex e actuais estudantes angolanos nos EUA, bem como os simpatizantes.

O English Lounge é um evento que acontece normalmente todas as últimas quintas-feiras de cada mês, onde se promovem debates em Inglês sobre os principais problemas que afligem o jovem angolano e africano, em geral.

Seu principal objectivo é a integração de seus membros na sociedade e partilhar experiências que contribuam para o desenvolvimento do país e expansão da língua inglesa.



Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: Santo César

 

Fonte: Neovibe

Tags: #Palestra , #OFuturoDoJovemAfricano , #ArcanjoWacunzo , #AANGEU