Latedjou lança seu segundo EP na Casa Rede

Latedjou lança seu segundo EP na Casa Rede

20 de setembro de 2019

Latedjou protagoniza amanhã, às 19h00, na Casa Rede, o concerto de lançamento do Língua Livre. Para a artista, o seu segundo EP questiona a oficialidade do Português, num espaço onde a diversidade linguística transcende o estatuto da língua camoniana.

A cantora e instrumentista disse que a ideia por detrás do EP se prende na reflexão sobre uma língua que, à partida, não é tão solta e é pesada para muitos falantes, porque contém palavras, frases e expressões que incomodam.

“O título aponta para uma vontade de se ter uma língua mais leve, mais livre desses pesos. A língua pensada aqui é a que falamos todos os dias em Luanda, que é a oficial, uma língua herdada de uma história de dominação colonial da qual, eu acho, falamos muito pouco”, sublinhou.

Por outro lado, Latedjou informou que o título Língua Livre questiona a oficialidade do Português, num espaço onde a diversidade linguística e a identidade cultural dos povos ultrapassam o estatuto da língua camoniana.

No seu EP, Latedjou expressa-se nas línguas que fala e que ouve. Nele reflecte-se com letras e instrumentais sobre línguas, linguagens, as questões de identidade e memórias perdidas.

“É um disco com sonoridades mais intensas... Acho que é um disco que quer retratar atmosferas, ambientes e sensações. E tenta fazê-lo independentemente de se entender a língua na qual a música é cantada”, contou.

Língua Livre é um EP com 8 faixas musicais cantadas em Português, Francês, Inglês e Lingala. E traz um pequeno poema introdutório em Fon, uma das línguas faladas no Benim.

Latedjou é cantora, instrumentista e artista visual. Explora linguagens entre a música e o filme para contar histórias e fazer sentir sua arte. De mãe beninense e pai angolano, cresceu em Luanda, cidade onde passou a maior parte do tempo e vive actualmente.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Alcides da Conceição

 

Fonte: Neovibe

Tags: #LínguaLivre , #EP , #Latedjou , #Cantora , #Instrumentista , #ArtistaVisual