Músico cria projecto que vai traduzir poemas de Agostinho Neto em línguas nacionais

Músico cria projecto que vai traduzir poemas de Agostinho Neto em línguas nacionais

7 de fevereiro de 2019

O projecto denominado ‘Manguxi Para Além Do Silêncio’ tem como objectivo traduzir para Nganguela, Herero, Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Ibinda e Nhaneka Umbi os poemas de Neto e depois transformá-los em músicas.

Cácio, o mentor do referido projecto, conta que a iniciativa de traduzir e musicar os poemas de Agostinho Neto surge por causa da admiração que nutre pelo primeiro presidente de Angola.

O músico garante que o disco que homenageia Neto estará disponível a 17 de Setembro próximo e vai marcar as celebrações natalícias do Fundador da Nação Angolana. Contudo, o artista teme que isto possa não vir acontecer porque ainda não tem possibilidades financeiras.

“Algumas músicas já estão traduzidas e gravadas. Já solicitei ajuda e se tudo correr bem o disco sai a 17 de Setembro. Tudo vai depender das pessoas de boa-fé. Se houver apoio vai mesmo sair”, titubeou.

Para que seja um projecto coeso e em que todos se revejam, o músico convidou outros artistas para integrar o mesmo, mas esclarece que os participantes do projecto poderão escolher o poema que quiserem e traduzirem-no para a língua da sua preferência.

“Vou convidar também alguns artistas para fazer parte da obra, mas cada um vai escolher o seu poema e traduzi-lo na língua que quiser”, informou.

Para o sucesso do projecto, Cácio vai contar ainda com a ajuda de professores e técnicos em línguas nacionais. Para os poemas mais extensos, o músico poderá suprimir alguns versos.

Inicialmente os poemas serão traduzidos e musicados em Nganguela, Herero, Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Ibinda, Nhaneka Umbi, mas o músico pensa em adicionar outras línguas ou variantes. “Pretendo incluir outras línguas”, augurou.

Com uma obra no mercado, o músico natural de Forte Santa Rita (Namibe) é conhecido por interpretar poemas em línguas africanas, como Lingala, Igbo, (língua nacional da Nigéria). 


 

Texto: Albino Tchilanda

Fotografia: Santo César

Fonte: Neovibe

Tags: #Cácio , #MúsicoAngolano , #ManguxiParaAlémDoSilêncio , #ProjectoMusical , #Manguxi , #Homenagem