António Páscoa fala sobre livro de ficção autobiográfica de J.M. Goetzee

António Páscoa fala sobre livro de ficção autobiográfica de J.M. Goetzee

20 de setembro de 2019

Decorreu na tarde de ontem, no multifunções da Academia BAI, mais uma edição da rubrica O Livro Da Minha Vida. Na ocasião, o publicitário António Páscoa falou sobre o livro intitulado Infância, do escritor sul-africano J.M. Goetzee.

Infância é o primeiro volume de uma trilogia de ficção autobiográfica de J.M. Goetzee, cujo narrador conta, sempre no presente, a dura experiência de deslocamento de um rapaz branco de origem africânder.

Segundo António Páscoa, J.M. Goetzee narra o processo de formação da personalidade fechada e solitária de uma criança de 10 anos de idade. John, o protagonista da história, procura sobreviver a própria infância vivida numa sociedade baseada na violência e na segregação.

Entre negros maltratados por motivos banais, professores sádicos e colegas de escola cruéis, John mantém viva, como pode, a personalidade "diferente”, fruto de uma educação marcada pela presença de um pai pródigo e uma mãe excessivamente bondosa para a realidade hostil e violenta da África do Sul no período do pós - Segunda Guerra Mundial.

Escritor sul-africano de origem boer, J. M. Coetzee nasceu na Cidade do Cabo, onde viveu grande parte da sua vida, residindo actualmente na Austrália. É autor de vários livros, professor de Literatura e um dos maiores romancistas da língua inglesa dos nossos dias. Foi-lhe atribuído o prémio Nobel da Literatura em 2003

António Páscoa é publicitário, membro da direcção da AAEPM e é professor no mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Gregório Semedo. Já foi director criativo da Agência de Publicidade Executive Center e director de marketing da Tv Zimbo.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #OLivroDaMinhaVida , #Infância , #AntónioPáscoa , #Publicitário , #J.M.Goetzee