Amantes da poesia lêem ‘Ritos de Passagem’ na Academia BAI

Amantes da poesia lêem ‘Ritos de Passagem’ na Academia BAI

12 de dezembro de 2019

Os poemas do livro ‘Ritos de Passagem’ foram lidos e analisados ontem no evento ‘Poesia à Quarta-feira’, promovido pela Academia BAI, em Luanda. A escritora Fátima Fernandes moderou o encontro.

Publicado em 1985, sob a chancela da UEA, ‘Ritos de Passagem’ é o primeiro poemário de  Ana Paula Tavares. O livro reflecte a sensibilidade da autora para o belo trabalho da palavra em poesia que evoca imagens do acto cerimonial de iniciação feminina.

Os poemas lidos e analisados sugerem reflexos da terra que viu nascer a autora. No livro, Ana Paula Tavares apropria-se da beleza da natureza para dar voz a intimidade da mulher e as metamorfoses por que passa o corpo feminino.

Fátima Fernandes elogiou a coragem e a ousadia de Ana Paula Tavares, por esta não ter enveredado na escrita de poemas cujas temáticas ainda se limitavam em abordar a revolução, o marxismo-leninismo e a construção do homem novo.

“Ana Paula Tavares falou sobre as mulheres. Indo buscar elementos da terra, deu voz a mulheres silenciadas”, reiterou.

Ana Paula Tavares é escritora, historiadora e ensaísta angolana. Nasceu aos 30 de Outubro de 1952, na província da Huíla. É autora das obras 'Ritos de Passagem', 'O Sangue da Buganvília', 'O Lago da Lua' e outras.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Santo César

Fonte: Neovibe

Tags: #PoesiaÀQuartaFeira , #EventoCultural , #RitosDePassagem , #Poemário , #AnaPaulaTavares