Alunos da Academia BAI conhecem vida e obra de Bertolt Brecht e J. M. Coetzee

Alunos da Academia BAI conhecem vida e obra de Bertolt Brecht e J. M. Coetzee

13 de setembro de 2019

Decorreu na noite de ontem, no multifunções da Academia BAI, o evento cultural Poesia à Quarta-feira. Na ocasião, a escritora e professora Fátima Fernandes falou sobre a poesia de Bertolt Brecht e a prosa do Nobel da Literatura J. M. Coetzee.

Fátima Fernandes levou o público a ler alguns poemas de Bertolt Brecht. Da leitura conjunta e troca de ideias sobre as mensagens que os poemas pretendiam transmitir, ficou-se com a ideia de que, às vezes, os maiores prazeres da vida vêm de coisas simples.

Bertolt Brecht, num dos seus poemas, lidos pelos alunos da Academia BAI, sublinha que é importante nos importamos com o próximo. O poeta alemão condena a indiferença para com a dor e os problemas alheios.

“Vêem com os vossos próprios olhos, tomem decisões próprias. Questionem e não se deixem convencer tão facilmente”, aconselhou Fátima Fernandes.

O livro intitulado Desgraça, do romancista sul-africano J. M. Coetzee, também foi apresentado aos estudantes.

Segundo a escritora e professora, a prosa de J. M. Coetzee reflecte a situação actual da África do Sul. “Há algo completamente novo na voz de Coetzee, porque, tanto brancos como negros, são retratados como seres horríveis. Ele apresenta o homem como um ser feio, frio e maldoso”, disse.

J. M. Coetzee foi galardoado com o Nobel da Literatura em 2003. A Academia, ao atribuir-lhe o prémio, realçou a sua escrita: "Ao mesmo tempo Coetzee é um céptico escrupuloso, implacável na sua crítica ao racionalismo cruel e à moral de cosmética".

Escritor sul-africano de origem boer, John Maxwell Coetzee nasceu na Cidade do Cabo, onde viveu grande parte da sua vida. Actualmente vive em Adelaide, na Austrália. É professor de Literatura e um dos maiores romancistas da língua inglesa dos nossos dias.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #PoesiaàQuartaFeira , #EventoCultural , #BertoltBrecht , #JMCoetzee , #AcademiaBAI