Ministra da Cultura aponta livro como base fundamental para desenvolvimento social

Ministra da Cultura aponta livro como base fundamental para desenvolvimento social

1 de novembro de 2018

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, considerou o livro como base fundamental para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.

O livro e a leitura são importantes, segundo a ministra da Cultura, por constituírem vectores que permitem ao cidadão manter-se informado, comunicar, discutir e participar activamente no exercício da democracia.

Para a ministra, que falava na abertura da 1ª reunião da Comissão Nacional Multi-sectorial para o Acompanhamento e Implementação da Política Nacional do Livro e da Literatura, o livro deve ser um bem a todos acessível e constituir um vector fundamental na luta contra o analfabetismo e na promoção do conhecimento.

Para o efeito, segundo a governante, deve ser estimulado o desenvolvimento da actividade editorial, bem como o fortalecimento do sistema grossista de livros, a modernização das livrarias, o surgimento de livrarias nos municípios e bairros, a produção de edições populares.

A política do Livro, avançou a governante, visa a mobilização de recursos e a articulação de esforços do Executivo e da sociedade civil para estabelecer prioridades e desenvolver programas que favoreçam a expansão do livro e da leitura, estruturar o mercado editorial e livreiro e fomentar as actividades comerciais e industriais relacionadas com o livro.


 

Texto: Redacção

Fotografia: DR

Fonte: O País

Tags: #MinistraDaCultura , #CarolinaCerqueira , #Livro , #Leitura , #DesenvolvimentoSocial