“Pretendo ser um ícone internacional da música”: Cutana Carvalho

“Pretendo ser um ícone internacional da música”: Cutana Carvalho

8 de agosto de 2018

Cutana Carvalho nasceu em Luanda, Ingombota. A jovem cantora e compositora gosta de ouvir boa música, tocar piano e nutre uma notável paixão por fotografia. Ama adquirir conhecimentos através da leitura e não só.

A jovem artista é responsável de um projecto denominado ‘Atitude de um Adorador’, cujo objectivo é incentivar, divulgar e realizar eventos evangélicos, a fim de impactar pessoas e fazer crescer em atitude e amor à obra de Deus.

“Comecei a compor aos 17 anos, mas desde criança já ardia em mim a chama de um dia tornar-se cantora. Sempre tive a música muito presente pois, quando criança, antes de dormir e ao acordar, encontrava-me a cantar”, contou.

Cutana Carvalho amava ficar exposta aos programas de música. Estes sempre foram os seus preferidos, até que um dia contou ao seu irmão e um primo próximo, sobre a vontade incontrolável de cantar. “Foi então que eles decidiram apoiar-me neste sentido, mas na altura não fazia nem ideia de cantar gospel”, observou.

Define-se como uma artista em constante evolução e aprendizado. “Pretendo melhorar cada vez mais, pois tenho sido fonte de inspiração para muitos fazedores desta arte e não só”, frisou.

Dodó Miranda é uma das fontes de inspiração de Cutana Carvalho e, segundo fez saber, Dodó possui uma musicalidade muito profissional e nunca se esquece de sua raiz africana. A disciplina vocal de Yolanda Admas também seduz a jovem cantora. Para si, Kim Burrell reflecte carisma na forma como se apresenta, sem falar das técnicas que aplica no canto. “Já gostei muito de ouvir Lauryn Hill e Mary J. Blige”, frisou.

‘Vai voltar’ é um tema musical da autoria de Cutana. Questionada sobre a crença no regresso de Jesus à terra, convicta, Carvalho sublinhou que acredita no retorno de Messias. “Pois tem nas sagradas escrituras inúmeras menções que apontam sua vinda”, disse.

A carreira de Cutana conta já com três temas oficialmente publicados e ao dispor do público. O quarto sai agora em Agosto.

A sua primeira música intitula-se ‘Hoje eu Tenho. O vídeo clipe desta música conta com a presença de Dodó Miranda, Nádia Mayembe e outros fazedores da arte. Já o tema ‘Vai Voltar’, sua segunda música, foi um dos nomeados no Angola Music Awards do ano corrente.  “É uma música que o coro recebi em forma de um sonho. Esta música fala sobre a vinda de Jesus”, revelou.

“A última música disponibilizada é o ‘Quero te amar’.  O vídeo clipe já está a caminho. Esta música tem uma mistura de R&B e Afro-jazz “, confessou que o objectivo da mesma é trazer ao conhecimento dos ouvintes alguns desejos de quem quer seguir o caminho de Deus.

Com a arte que faz, a jovem cantora pretende passar mensagens evangélicas e socioculturais que tragam um sentido positivo para sociedade.

Embora sempre sonhou em cantar, nunca havia pensado em fazer gospel, porque não apreciava mensagens evangélicas. “O gospel surge em consequência da decisão que tomei. Decidi seguir a palavra de Deus, e isso influenciou de maneira tal na mensagem que as minhas músicas transmitem”, enfatizou.

Cutana Carvalho aparece vezes várias no vídeo clipe da música ‘Jesus é o melhor para mim’, de Mister K. À Neovibe, a cantora gospel mostrou-se feliz pelo feito. “Receber o convite de Mister K, não para participar apenas do vídeo clipe, mas também para fazer o storyboard do mesmo, foi um grande prazer. Antes de nos conhecermos Mister K já ouvia as minhas músicas e, segundo me revelou, ele já até em sua casa cantava”, contou.

Cutana gostaria de fazer um dueto com Yolanda Adams.  “Gosto muito dela. Canta com autoridade e transmite segurança ao passar a mensagem”, disse.

Por ora, as previsões da jovem artista apontam para finais do corrente ano publicar o seu maxi single.

Pretende aprender a tocar muitos instrumentos, ser produtora musical e ter um espaço de formação musical. "Pretendo se um ícone internacional da música. Uma senhora diferente”, augura.

“Quando canto tenho a sensação do dever cumprido”, terminou.


 

Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Leni Staff

Fonte: Neovibe

Tags: #CutanaCarvalho , #CantoraGospel , #AtitudeDeUmAdorador , #Sonhos&Projectos