Fundação Arte e Cultura homenageia Fernando Carlos durante abertura do seu novo espaço

Fundação Arte e Cultura homenageia Fernando Carlos durante abertura do seu novo espaço

29 de agosto de 2019

O escritor Fernando Carlos foi homenageado esta quarta-feira, em Luanda, durante a abertura do novo espaço da Fundação Arte e Cultura. Durante a inauguração do espaço, poetas e novos talentos provaram o seu comprometimento com a arte.

A inauguração do novo recinto da Fundação Arte e Cultura, localizado junto ao hospital da Ilha, ficou marcada com actividades multi-culturais, com realce para o spoken word, poesia, teatro e música.

De acordo com a organização, o tributo a Fernando Carlos deveu-se ao seu comprometimento com a arte engajada. Ismael Farinha sublinhou que, apesar de já estar aberto ao público, a cerimónia oficial da inauguração está marcada para Outubro.  

“A abertura oficial será em Outubro. Hoje é a inauguração do espaço. O Fernando Carlos é um jovem bastante comprometido com a arte e a fundação optou em prestá-lo homenagem”, referiu Ismael Farinha.

O escritor e slammer de 26 anos aproveitou a ocasião para reiterar os meandros da elaboração do seu livro Ritmos da Luta - o Semba como ferramenta de libertação.

Fernando Carlos esclareceu que, embora tenha recebido testemunhos de sobrevivente e de pessoas próximas aos N’gola Ritmos, a narrativa da obra dramática está centrada na ficção.

Vários artistas acorreram ao espaço para ver e ouvir arte engajada nas vozes de António Paciência, Lú Matamba, Pedro Bélgio e outros slammers.

Com declamações que repudiam o racismo, o combate à corrupção e ao alcoolismo, bem como a busca pela espiritualidade, os artistas despertavam os presentes.

Os músicos da nova geração aproveitaram para demonstrar o que bem sabem fazer, numa noite também marcada pela venda do livro Ritmos da Luta - o Semba como ferramenta de libertação, da autoria do homenageado. 


Texto: Albino Tchilanda 

Fotografia: Santo César

Fonte: Neovibe

Tags: #NoitesDePoesia , #EventoCultural , #FernandoCarlos , #Homenageado , #FundaçãoArteECultura