Radio NEOVIBE
Iniciando ...
...
28.11.2017

Mestre Kapela expôe Luvuamu + Ngola

 

Texto: Redacção 

Imagem: Leni 


O Espaço Luanda Arte (ELA) acolhe até ao próximo dia 13 de Dezembro uma exposição de obras plásticas do veterano "Mestre Kapela". As pinturas, que remontam os anos 50 à actualidade, é um retrato da Filosofia Bantu, Catolicismo e iconografias sociais que exprimem o universo interior do Homem.

 

À Neovibe o aritsta de 70 anos de idade contou que o "Luvuamu + Ngola" é a conjugação de obras feitas há  anos com as da actualidade..

 

Pela terceira vez que expôe os trabalhos no espaço angolano, o artista congolês afirmou que se sente honrado em ver suas obras visitadas deste o primeiro dia da exposição. A exposição denominada  Luvuamu + Ngola conta já no seu no quarto dia de apresentação e são uma representação do universo interior através de arranjos surreais com objectos apanhados nas ruas. 

 

Binelde Hyrcan, um dos artistas que em 2016 colaborou com o Mestre Kapela na exposição 'Pop-Up Mash-Up' , que também teve lugar no Espaço Luanda Arte, revelou que, o veterano ter um estilo próprio, com tarabalhos feitos no papelão, por isso não dispensa uma única exposição do Mestre por enteder que  Kapela navega paralelamente à história de Angola e da cultura bantu.  

 

Dominique, um dos organizadores da exposição, mostrou-se surpreendido com a simplicidade do artista,  apesar de já ter longos anos de experiência.

 

"Surpreende-nos sempre pela sua simplicidade, pela humildade e por ser um grande mestre da sabedoria", confessou.

 

Sempre à seu estilo, Mestre Kapela ou Papa Paulo II Kapela Baafrica Prophete na Congo, conforme os colegas o apelidam mostra nos seus trabalhos elementos profanos, como anúncios publicitários, colocados ao lado de crucifixos e velas para além de iconografias sociais.

 

Com mais de 50 anos de carreira, Papa Paulo II Kapela Baafrica Prophete é tido por muitos como o artista mais espiritualista, apesar do seu modo pouco ortodoxo de ver a vida

Fonte: Neovibe
Voltar