Poeta António Panguila deixa o mundo dos vivos

Poeta António Panguila deixa o mundo dos vivos

19 de novembro de 2018

O poeta angolano António Panguila faleceu sábado, em Luanda, aos 55 anos, vítima de doença, segundo fonte próxima à família.

A informação foi confirmada à Angop pelo secretário geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), Carmo Neto.

De acordo com a fonte próxima à família, a morte do escritor ocorreu no Hospital Josina Machel (Maria Pia), onde foi levado de emergência por familiares devido um AVC.

António Panguila encontrava-se no Zango 3, onde teria sentido uma indisposição e foi levado de seguida para o hospital, mas infelizmente foi determinada morte às 16h00, revelou a fonte que também foi colega de António Panguila. “Não é do nosso conhecimento que estivesse doente, mas era hipertenso, motivo pelo qual praticava caminhadas”, disse.

Em comunicado, a UEA curva-se perante a figura e a família do malogrado a quem apresenta as mais sentidas condolências.

António Panguila tem publicadas como ‘O vento do Parto’ (1993), ‘Amor Mendigo’ (1997) e mais recentemente ‘Amor no Meio do Teu Mar’ e a antologia ‘Corpo Molhado de Prazer’.

O escritor foi vencedor da primeira edição do Prémio Literário Cidade de Luanda, (género poesia), em 1996, por ocasião das comemorações do 420º aniversário da capital angolana.
Os seus textos estão publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente: Revista Novembro, Jornal de Angola, Suplemento ‘Domingo’ de Maputo, Moçambique e outras.

Exerceu funções na direcção da União dos Escritores Angolanos e na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL).

Nasceu em 1963, em Luanda, mas passou a sua infância na localidade de Kyata, município da Kibala, província do Cuanza Sul.

Licenciou-se em Ciências de Educação, na especialidade de História, pela Universidade Agostinho Neto, tendo apresentado como tese o ‘Impacto Histórico-Literário do Ohandanji, 1984-1994’.


 

Texto: Redacção

Fotografia: D.R

Fonte: Jornal de Angola

Tags: #Luto , #AntónioPanguila , #Escritor , #UEA