Luanda é motivo estético da 8.ª edição da exposição JAANGO Nacional

Luanda é motivo estético da 8.ª edição da exposição JAANGO Nacional

7 de outubro de 2019

O Espaço Luanda Arte acolheu na sexta-feira à noite, a 8.ª edição da exposição colectiva JAANGO Nacional, cuja temática principal gira em torno de Luanda: cidade capital onde a beleza e o caos são motivos de vários questionamentos.

Para a criação dos conceitos e das obras, Adriano Cangombe, Engrácia Gouveia, Osvaldo Ferreira e Serafim Serlon tiveram que precisar de duas semanas. Durante esse período, os artistas foram desafiados a abandonar suas zonas de conforto.

Através de telas, instalações e tecelagens, os quatro jovens artistas plásticos retrataram a Luanda contemporânea, expondo a beleza, os contrastes e os fenómenos sociais que fazem da cidade capital um lugar onde emergem vários questionamentos.

Serafim Serlon, um dos protagonistas da exposição, problematizou a ditadura da beleza na sua obra denominada ‘Mulheres Objecto’, incidindo-se especificamente no famoso fenómeno da jarda.

Por outro lado, Serafim Serlon reconheceu a importância da sua participação na exposição. “Está a ser uma honra fazer parte da 8.ª edição da exposição JAANGO, porque acaba por provar a visibilidade e a autenticidade que tenho vindo a mostrar no meu percurso artístico”, manifestou.

Nefwani Júnior, um dos curadores da exposição, confessou que 8.ª edição da exposição colectiva JAANGO Nacional foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na academia.

“Em duas semanas corridas todos nós saímos da zona de conforto. E o mais importante, acima de tudo, são as relações humanas cultivadas durante a residência. A partilha de ideias, trocas de experiência, amizades e reencontros”, disse o curador.

Criada em 2011, a plataforma Jovens Artistas Angolanos (JAANGO) é um projecto que junta jovens angolanos numa residência artística onde são desafiados a saírem da própria zona de conforto.


Texto: Lourenço Mussango

Fotografia: Alcides da Conceição

Fonte: Neovibe

Tags: #JAANGONacional , #8.ªEdição , #4ArtistasPlásticos , #Luanda , #ELA