Cuito Cuanavale pode ser elevado a Património Mundial

Cuito Cuanavale pode ser elevado a Património Mundial

12 de abril de 2018

Cuito Cuanavale

Por: Redacção


O Ministério da Cultura está a trabalhar para a elevação da cidade do Cuito Cuanavale a Património Mundial pela Unesco, informou a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, o trabalho começou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, a 23 de Março do ano em curso.

“Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico aprofundado, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Cuito Cuanavale”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Cuito Kuanavale, no fim da visita da delegação do Ministério da Cultura angolano e da congénere sul-africana, encabeçada por Nkosinathi Mthethwa.

Segundo Maria da Piedade Jesus, o trabalho vai passar por várias fases e considerou a possibilidade de ser feito um trabalho de escavações arqueológicas. A partir desta classificação o trabalho prossegue e envolve custos financeiros e humanos.

A governante informou à Angop que será necessário o levantamento da documentação sobre a batalha, que não existe apenas em Angola, o que exige a deslocação à África do Sul, Namíbia, Cuba, entre outras localidades onde existam pessoas com informações sobre o Cuito Cuanavale.

“Há pessoas que estão a publicar informações sobre a Batalha do Cuito Cuanavale e outras as têm nos arquivos, pelo que é precioso que se faça todo esse levantamento para a obtenção de uma informação equilibrada, onde todas as partes podem intervir e depois tirar o essencial para a fundamentação”, elucidou.

Explicou que o interesse da delegação sul-africana em visitar o Cuito Cuanavale cinge-se ao facto de ser um sítio memorável para eles e para os namibianos, pelos resultados inequívocos da sua batalha.

Fonte: Angop