David Capelenguela relata problemas da UEA a deputados

David Capelenguela relata problemas da UEA a deputados

12 de junho de 2019

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, informou ontem, em Luanda, aos deputados da 7.ª Comissão especializada da Assembleia Nacional os principais problemas que afectam a instituição que dirige.

Segundo o secretário-geral da UEA, recentemente eleito, a instituição que dirige enfrenta problemas de ordem financeira, uma vez que, desde Janeiro último, não recebe do Ministério da Cultura a verba estipulada.

Diante dos deputados da 7.ª Comissão especializada da Assembleia Nacional, que trata, entre outras matérias, das questões atinentes à cultura, David Capelenguela revelou ainda que a Fundação Sol tem sido o único apoio que a UEA tem.

O apoio da Fundação Sol destina-se a patrocinar o concurso literário infanto-juvenil ‘Quem Me Dera Ser Onda’.

David Capelenguela afirmou aos deputados que, há muito tempo, a Sonangol que deixou de patrocinar as actividades culturais desenvolvidas pela UEA, assim como a publicação de livros.

Rever o actual estatuto da UEA foi uma das questões apresentadas aos parlamentares da 7ª Comissão, com a finalidade dos escritores sentirem-se verdadeiros participativos no desenvolvimento do Plano Nacional da Cultura.

O presidente da 7.ª Comissão da Assembleia Nacional, Nuno Carnaval, manifestou o desejo de a nova direcção da UEA trabalhar no sentido de resgatar a importância que a instituição conquistou no passado.

O vice-presidente da 7.ª Comissão, Vunda Salucombo, mostrou-se preocupado pelo facto do Centro Cultural Português, Centro Cultural Brasil-Angola e Aliança Francesa dominarem as realizações de actividades culturais na capital do país.



Texto: Redacção

Fotografia: Santo César

Fonte: Jornal de Angola

Tags: #DavidCapelenguela , #SecretárioGeralDaUEA , #Deputados , #7.ªComissãoEspecializada , #AssembleiaNacional